O mundo fora da caixa: a exposição de bonecos customizados de Davi Gouvêa

Por: Leo Bardini

Os Actions-figures
ou figuras de ação, são bonecos, estatuetas e miniaturas de personagens ou outros elementos, que podem mudar sua posição inicial, ou seja, fazem uma ação. Normalmente estão ligados a filmes, games, livros, HQs etc.

13479430_1086535738082717_77413119_nO Festival Limeirense de Quadrinhos tem orgulho de trazer o colecionador e criador de action-figures Davi Gouvêa de Oliveira, 32 anos. Este nerd de carteirinha coleciona desde os 10 anos de idade, e hoje ele também produz suas próprias figuras. Ele recomenda o site americano (figurerealm.com), que traz tutoriais sobre custom, concursos, além de dar a opção de exibir seus próprios trabalhos no site.

“Só parei de brincar com meus bonecos para coloca-los numa estante. Logo depois comecei a pensar “Como poderia ter bonecos de personagens que nunca foram lançados”, e me interessei pela customização. E não parei desde então”.
D. G. Oliveira

13514245_1086518064751151_425109096_nNo evento o colecionador irá expor parte de seu acervo, principalmente a inspirada na série de livros intitulada “Crônicas de Artur”, do britânico Bernard Cornwell. Gouvêa também irá expor as peças de uma equipe militar chamada WIS, que é uma espécie de “Comandos em Ação” de sua própria autoria que além dos personagens também inclui os veículos, todos customizados de forma artesanal. Confira abaixo uma breve entrevista, onde o artista explica como começou sua paixão por action-figures e o mundo nerd.

davi2

Como começou sua paixão pelos quadrinhos? Qual o seu personagem favorito?
Difícil me lembrar, pois minhas memórias mais antigas são do meu pai lendo histórias do Batman pra mim, quando ainda nem sabia o que aqueles balõezinhos que atrapalhavam o desenho queriam dizer. Por isso, acredito que os quadrinhos estejam comigo desde sempre, assim como minha paixão por eles. É difícil eleger meu personagem favorito, mas tenho dois que, independente de arcos ou histórias, gosto de acompanhar tudo. São eles Guts, do mangá Berserk, e Hellboy, criado pelo mestre Mike Mignolia.

Qual o trabalho mais difícil que você já montou? Quanto tempo demorou para produzir? Conte um pouco sobre essa peça.
Houveram muitas peças bem difíceis de serem feitas. Os personagens dos livros “Crônicas de Artur” foram complicados pela falta de referência, uma vez que eu precisaria criar seu visual, mas também sem fugir da aparência descrita pelo autor. Lembro de ter lido e relido toda a obra atrás do maior número de informações que conseguia de cada um deles. Quanto ao tempo, estou trabalhando na coleção desde 2007, e ainda não considero o trabalho terminado. Quanto ao trabalho manual propriamente dito, provavelmente foi o helicóptero de combate, na escala 1:10, que produzi para a coleção militar que levarei ao evento. Primeiro para achar uma base grande o suficiente para a escala pretendida, e depois, para transforar um avião antigo da Barbie numa máquina de guerra…

Qual a importância de eventos como o Festival Limeirense de Quadrinhos para a cultura geek no interior?
Enorme. O interior carece de eventos regulares, que se foque nos colecionadores e artistas regionais. A Maioria de nós opta por se deslocar até os grandes centros para participar de festivais e feiras relacionadas, mas ter um aqui, com a nossa cara, é muito, muito importante. E uma baita vitória também.

O Festival Limeirense de Quadrinhos acontece nos dias 2 e 3 de julho a partir das 11h, na Oficina Cultural Carlos Gomes (Palacete Levy), que fica no Largo Boa Morte, 11 no Centro de Limeira (SP). Saiba como chegar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s