Renato Giacomini deixa sua marca no Festival Limeirense de Quadrinhos

Por: Leo Bardini

Os ilustradores são os responsáveis por darem vida a nossa imaginação. Ao lermos um livro, criamos um mundo em nossa cabeça, e são estes artistas os responsáveis por darem “vida” ao que imaginamos. Personagens, paisagens, acessórios… junto com os roteiristas, estes caras são os responsáveis por montar o que vemos nos quadrinhos. O que seríamos sem eles?

13479498_1178919088838127_1302912509_nE aqui está mais um grande profissional, responsável por criar o cartaz do Festival Limeirense de Quadrinhos, Renato Antonio Giacomini, 26 anos. Ele trabalhou anteriormente como diretor de arte de uma agência de publicidade de Limeira. Paralelo a isso ele trabalhava na produção de caricaturas a lápis, até migrar totalmente para a área digital e abandonar as caricaturas, focando na ilustração publicitária e concept art.

Desde 2012 Giacomini tem se dedicado a ser um artista freelancer, e nos últimos anos para cá vem estudando e aperfeiçoando suas habilidades através de cursos onlines, expandindo cada vez mais seu network.

“Eventos como esse festival ajudam muito pessoas com mesmos interesses. Aqui em Limeira, até então, eu sentia uma dificuldade em achar pessoas assim. É uma ótima forma de fortalecer a cultura e passar isso para próximas gerações”.
Renato Giacomini

giphy
Um gif para mostrar o passo a passo da ilustração de Giacomini.
mvsdc.cdr
Cartaz do festival com a arte do limeirense Renato Giacomini. Clique na imagem para ver em resolução maior.

Como começou sua paixão pelos quadrinhos? Qual o seu personagem favorito?
A paixão por desenhar e criar personagens sempre existiu. Desde muito pequeno, jogava vídeo games e, como toda criança, copiava os personagens, mas, na maioria das vezes, fazia algumas modificações que eu gostaria que eles tivessem. Assim como na adolescência, gostava de criar personagens e imagina-los inseridos em um game. Quanto ao personagem favorito, vou me basear em quadrinhos apenas, já que se eu falasse de games, seria impossível escolher um. Eu sempre tive preferência na Marvel por influência dos desenhos que eu assistia, jogos que eu jogava e algumas HQ que eu pegava escondido do meu primo para ler. Sempre gostei de X-Men, tendo como preferencia personagens como Wolverine e Gambit, mas acima de X-Men, não tenho como negar que minha preferência é pelo carro chefe da Marvel, Homem-Aranha! Peter é um cara na maior parte da linha do tempo de suas histórias, piadista, com grande poder intelectual e, principalmente, frustrado na vida profissional e no amor. É comum criar identificação com o personagem.

Qual foi o maior desafio que você encontrou na criação do cartaz do Festival Limeirense de Quadrinhos?
Manter o seguinte pensamento: “pense no método que você vai usar pra fazer esse detalhe ou aquele, pois você vai ter que explicar tudo isso depois”.

Qual a importância de eventos como o Festival Limeirense de Quadrinhos para a cultura geek no interior?
Eventos como esse ajudam muito pessoas com mesmos interesses. Aqui em Limeira, até então, eu sentia uma dificuldade em achar pessoas assim. É uma ótima forma de fortalecer a cultura e passar isso para próximas gerações. E também, claro, um espaço para ilustradores divulgarem sua arte.

Não percam o Festival Limeirense de Quadrinhos, que ocorre nos dias 2 e 3 de julho a partir das 11h, na Oficina Cultural Carlos Gomes (Palacete Levy), que fica no Largo Boa Morte, 11 no Centro de Limeira (SP).  Saiba como chegar ao evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s